Redes Mesh

A rede mesh é a última novidade para usuários que precisam de mais alcance e estabilidade no sinal do Wi-Fi. Já utilizada há alguns anos em ambientes específicos, como bases militares e grandes corporações, especialmente em países da Ásia, Estados Unidos e Europa, a rede mesh chegou ao Brasil recentemente e agora está disponível também para o uso residencial e para pequenas empresas.

Em inglês, mesh significa “malha” e por aí podemos definir um pouco de seu funcionamento. A ideia principal é criar um sistema Wi-Fi que gerencia automaticamente todos os seus dispositivos melhorando a velocidade, a cobertura e a distribuição do sinal.

A rede mesh pode ser entendida como um sistema de Wi-Fi distribuído inteligente que elimina as ‘zonas mortas’ de sinal, disponibilizando muito mais velocidade e conectividade a áreas maiores de cobertura. Assim, seus dispositivos que provem a rede wireless acabam sendo muito mais do que roteadores e repetidores. Eles formam uma única rede, distribuída em nós (pontos de acesso) em que os usuários podem se conectar, sem qualquer distinção (por exemplo, nomes diferentes de rede Wi-Fi) e sem perda de sinal e velocidade ao se afastar do dispositivo principal, onde o ponto de internet está conectado.

O funcionamento da rede mesh

Para exemplificar: o usuário pode se locomover no espaço entre diferentes pontos sem perder a conexão ou sequer perceber qualquer mudança, já que há uma transição inteligente entre os pontos de acesso. Ou seja, ele pode ir do primeiro andar para o segundo sem sair da rede Wi-Fi, ou sem ter que forçar a conexão com a rede com sinal mais forte, como acontece quando se utilizam repetidores de sinal. O sistema mesh faz essa transição entre seus nós de forma sincronizada logo que identifica a movimentação. A análise das diversas possibilidades de rotas para o fluxo de informações também é instantânea, definindo sempre o melhor caminho – de forma mais rápida e com a menor perda de pacotes – para chegar até o usuário